Inicio Orkut MSN Contato Twitter Image Map Image Map Image Map

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Teatro: Esboços e criações de Maurício de Sousa

Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão são nomes conhecidos tanto dos adultos quanto das crianças. São personagens criados por Maurício de Sousa e que, desde o final da década de 50, é ferramenta sócio educacional dos brasileiros. É por meio de ações e singularidades de cada um que as histórias estampavam humor e lições de vida, fatores levados em consideração pelos professores do Colégio Anglo Piracicaba para utilizar elementos da Turma da Mônica na concepção do espetáculo “Maurício de Sousa: Memória e Invenção”, em cartaz hoje e amanhã, sempre às 20 horas, na sala 1 do Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”.

No entanto, os citados personagens não aparecerão em cena e, como sugere o título do espetáculo, são apenas motes para abordar o legado do criador, Maurício de Sousa. “O teatro é sobre a criação dos personagens, antigos e novos, dentro de contextos como inclusão social, poluição, desmatamento, alimentação, entre outros temas”, conta Adriana Cazelato, da coordenação geral da montagem.

Faria é o autor do texto, encenado por 12 alunos-atores. “Para criar o espetáculo, li biografias e histórias em quadrinhos do Maurício de Sousa, inclusive uma biografia em HQ”, conta o professor. No enredo, o protagonista é um menino que dialoga com os próprios esboços. “O personagem, o único que tem roupa colorida, discute a todo momento como e o que ele pode criar.” Os atores que interpretam os esboços são maquiados de preto e branco.

O que acontece em cena, explica Faria, é um jogo de imagens entre o presente e o futuro do protagonista. “Em meio às conversas com os esboços, o futuro vem à tona por meio das danças, corais, etc.” Para ele, a principal mensagem do contexto é de caráter motivacional. “Assim como Mauricio de Sousa, devemos nos aplicar para trabalhar em nossas próprias criações.”

Serviço:
Espetáculo “Maurício de Sousa: Memória e Invenção”, com alunos do Colégio Anglo, hoje e amanhã, às 20 horas, na sala 1 do Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”. Ingresso: R$ 20 (antecipado) e R$ 40 (na hora). Informações: 3437-8822.
Créditos LF

2 comentários: